terça-feira, 11 de outubro de 2011

Introdução à música clássica indiana.

Bom pessoal neste artigo quero bombardiar vocês com novas idéias e sons ,e tentar mostrar a riqueza ''escondida'' de sons que outras culturas podem nos apresentar e nos acrescentar.
Hoje vou fazer uma introdução à música indiana do sistema e seus elementos essenciais que fornece muito sobre a aplicação e sua técnica na guitarra. Música clássica indiana e o jazz pode soar muito diferentes, mas pelo menos um fator é muito importante para ambos os estilos de música: a improvisação .

Embora todos os exemplos aqui dizem respeito à afinação padrão ocidental,este ajuste não é a afinação da guitarra ideal para a música indiana.
A afinação da guitarra ideal para a música clássica indiana tem cordas alternativo sintonizado com a tônica e a dominante (perfeito 5) observe. A Tonica é normalmente tomada como D ou E, devido a problemas de viabilidade sobre a guitarra.
Estas duas afinações são típicos de música indiana:
1.D             2.B
   A                 E
   D                 B
   A                 E
   D                 B
   X                 E

A razão para usar esse ajuste é porque a tônica e as notas dominantes são os menos complexos tocados em um sistema definido em slides microtonais chamado de Gamakas, que são a técnica de fraseado principal em Indian Music e explica como        
notas diferentes são formuladas em relação ao outro para ragas diferentes.
 No primeiro ajuste, a primeira corda (mais alto) na guitarra é omitido.

As Ragas:

As Ragas formam a base do sistema de música clássica indiana.
A raga talvez seja definido como um conjunto específico de notas (valores semitonal), interpretado em conjunto com uma gramática específica de Gamakas (slides microtonal) .
Ragas e escalas são bastante comuns no nível superior. Com efeito, tanto ragas e escalas são meramente uma coleção específica de notas musicais jogado em uma ordem específica, na subida e descida. No entanto, a gramática da Gamakas e seu fraseado traz uma identidade completamente diferente/textura a um raga e não pode ser musicalmente em relação à sua escala equivalente, interpretado como uma coleção de notas simples.
A raga, portanto, é puramente dependente do fraseado Gamakas específicas aplicadas a ele (que é diferente para cada raga), na ausência do qual ele é apenas uma coleção de notas de uma escala.

As notas equivalentes indianas para os nossos 12 semitons:

A tabela a seguir relaciona o semitom 12  para nós no sistema de afinação ocidental ao seu nome indiano e referências equivalentes ( Swaras ).
Antes de ler a tabela, você precisa entender que as notas de música indiana não são valores absolutos como os seus homólogos ocidentais. Todos eles são relativos à nota tônica 
( Shadjam ), que é fixado a um valor de referência ou seja, C ou D ou qualquer outro valor semitonal.
Aqui assumimos a nossa tônica a ser D, para facilitar a consulta.



Tabela 1
SemitonsIndiana SwaraValor equivalente Tone
D (tônica)S - Shadjam
(Sa)
 
D #R1 - Suddha Rishabham
(Ri1)
 
ER2 - Chatusruthi Rishabham
(RI2)
G1 - Suddha Gandharam
(GA1)
FR3 - Shatsruthi Rishabham 
(Ri3)
G2 - Sadharana Gandharam
(GA2)
F #G3 - Anthara Gandharam
(GA3)
 
GM1 - Suddha Madhyamam
(MA1)
 
G #M2 - Prati Madhyamam
(MA2)
 
A (dominante / perfeita 5)P - Panchamam
(Pa)
 
A #D1 - Suddha Dhaivatham
(Da1)
 
BD2 - Chatusruthi Dhaivatham
(Da2)
N1 - Suddha Nishadham
(NI1)
CD3 - Shatsruthi Dhaivatham
(DA3)
N2 - Kaisiki Nishadham
(Ni2)
C #N3 - Kakali Nishadham
(Ni3)
 

Esta tabela classifica, a 12 semitons do sistema de afinação ocidental, a relativa nomes indianos Swara.
Os básicos são sete notas Sa, Ri, Ga, Ma, Pa, Da, Ni com variações:
Sa - 1 Ri - 3 Ga - 3 Ma - 2 Pa - 1 Da - 3 Ni - 3
A maneira pela qual eles são nomeados como (Ri / Ga) e (Da / Ni) para os mesmos valores, depende das notas relativas que ocorrem no raga, e varia de caso para caso. 

Melodia e Harmonia

  A beleza do sistema de música indiana está em sua complexa estrutura melódica
  que trouxe  com a técnica de formulação bem definida de Gamakas.
  Na música ocidental escalas são construídas com uma base forte em harmonia. 
  Na Carnatic a música centra-se na permutação de todos os valores disponíveis semitonal
  (swaras). Isto dá origem à fundação da família de ragas,
  chamado de Sistema Melakartha (em Música Carnatic). 
O sistema Melakartha é um conjunto de 72 ragas pai. Cada uma dessas ragas contem todas as sete notas (swaras) da oitava em ambos ordem crescente e decrescente. Estes 72 ragas (pai) junto com seus derivados ragas (crianças) esgotar todas as possíveis combinações melódicas disponíveis para nós através de todas as formas de música em todo o mundo.
Que traz à tona a profundidade na estrutura melódica na música Carnatic. Por isso, é importante compreender que a melodia e fraseado da música Carnatic é muito complexa em comparação com o sistema de música ocidental, que por sua vez mostra sua complexidade em harmonia das notas musicais.


Como Tocar Pentatônicas no estilo Indiano ( Carnatic ):

Nesta seção, vamos explorar a possibilidade de tocar as escalas pentatônicas bem conhecida, como equivalente ragas Carnatic. O Ragas tomaremos como referência são Suddha Dhanyasi eMohanam .
O swaras para Suddha Dhanyasi são (ver Tabela 1 acima, a nota equivalente ocidental está entre parênteses). Você notará as notas da Dhanyasi Suddha são os mesmos que os da escala pentatônica menor (de D, neste caso):

Sa (D) GA2 (F) MA1 (G) Pa (A) Ni2 (C).

Atenciosamente,

Marcus Galati

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