sábado, 8 de outubro de 2011

Lídio Dominante

Bom hoje eu vou falar de outro assunto muito importante para a bagagem de um músico, oque tocar sobre um acorde modal de preparação?(dominante)
Um muito comum nos acordes de jazz é substituição pelo trítono.

Trítono = # 4 intervalo (ou B5)
A substituição pelo trítono é o uso de um acorde dominante, 
que é de 6 semitons acima ou abaixo do acorde original dominante .
Tritone substitutos são úteis tanto para tocar acordes e improvisação única nota.

Tomemos como exemplo o acorde G7: G  B  D  F

A duas notas mais importantes deste acorde são os 3 ( B ) ea b7 ( F ) 
(se você não sabia disso já eu sugiro que você leia o tutorial de acordes de guitarra em primeiro lugar) . 
A 3 ea b7 de um acorde dominante é um trítono de distância.
Um trítono é um intervalo simétrico, é precisamente no meio da escala cromática.
Sendo este o caso, mudar a 3 para o b7 eo b7 para os 3 e preencha os 1 e 5 para obter um novo acorde dominante.
Esse acorde seria Db7: Db  F  Ab  B ( mais precisamente: Db  F  Ab  Cb )

Assim, em comparação com o acorde G7 o B e F lugares alterados.
Sabendo que o F é o 3 eo B é a b7, é fácil de preencher o 1 e 5 e O 1 é Db e o 5 é Ab.
Em relação ao G7 este é um b5 e uma b9, então isso significa que o Db7 pode substituir um alteradas acorde G7.

Que escala que você pode tocar no Db7? A primeira escala dominante que vem à mente é a escala mixolídio
O problema aqui é a 4 do mixolídio Db escala: o Gb ou F #. Esta nota é o 7 º grau principal de G, enquanto nós precisamos de um b7 para G dominante. 

A solução: 
levantar a 4 (F #) com um meio passo para a # 4 (G) 
Uma escala mixolídio com um 4 # é chamado de " Escala lídio dominante ".
É realmente o 4 º grau de uma escala melódica Ab ou o grau 5 de uma escala de G alterada.

Db dominante Lidio: Db Eb Ab FG Bb Cb ( 1 2 3 # 4 5 6 7 b )
Em relação ao G ( G escala alterada ) b5 b7 b9 b13 # 1 9 3
No diagrama acima, você pode ver que Db lídio dominante é igual a G que é igual a Ab alterado melódico.

Espero ter ajudado e boa improvisação pra todos.


Atenciosamente,

Marcus Galati. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário