quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Removendo os obstáculos da expressão Musical.

 Existe um eternooooo debate entre os músicos sobre o aparente dicotomia entre "expressão musical" e "técnica". Músicos gostam de discutir sobre o que é mais importante. Normalmente as pessoas vão argumentar em favor do que elas têm mais a ganhar. Mesmo que a maioria das pessoas, após reflexão sóbria, fazei com que ambos são importantes, isso não vai nos impedir de retomar o argumento imediatamente.

Ao invés de tentar resolver essa questão, eu preferiria investigar algo muito mais interessante: a relação entre a expressão musical e técnica.
O que é técnica?
Vamos definir os nossos termos: o que é técnica? Técnica é o que fazemos e como fazemos, para conseguir o que queremos. É por isso que não há tal coisa como "técnica correta" em qualquer sentido final da palavra. Qualquer coisa é "correta" se ela ficar como queremos, desde que não vai nos impedir de obter outra coisa que queremos, ou vai querer no futuro.
E o que é a expressão musical? É para dar forma, para ser transmissíveis a uma consciência emocional interna. É pegar o que estamos sentindo em resposta à música (o "im-pressão" a música tem feito em cima de nós) e para fazer alguém sentir isso por meio da música em si (a "ex-prima" dele) . Claro, isso pressupõe que estamos sentindo alguma coisa, tal como "técnica", a capacidade de conseguir o que queremos, pressupõe que nós queremos alguma coisa, e que nós sabermos quando nós adquirimos isto. Quando vemos estas verdades, vemos que a preocupação com a busca que é mais "importante" é simplesmente irrelevante para um verdadeiro artista. Tudo o que é importante é saber o que queremos, saber como obtê-lo, e saber quando nós começamos isso.
Quanta Técnica Precisamos?
Os requisitos de cada estilo de música que tocamos no violão são diferentes. Elas vão desde as habilidades necessárias para tocar um violão folk, habilidades avançadas necessárias para tocar guitarra clássica, e das técnicas necessarias para ser um virtuoso, Vai, Satriani, Malmsteen ou não importa quem somos, ou o estilo que tocamos, não há uma verdade essencial sobre a relação da nossa técnica para o nosso "sentir", a nossa musicalidade: a nossa técnica deve ser adequada às exigências da nossa expressão pretendida, e na medida em que é, teremos o poder de nos expressar musicalmente. Na medida em que a nossa técnica é insuficiente, estaremos limitados em nossa expressão musical. .
Se a minha técnica não é adequada, a minha capacidade de expressar o meu sentimento musical será prejudicada, talvez destruído. Como uma pessoa com gagueira grave, será difícil ouvir o que eu digo, e especialmente difícil de simplesmente relaxar no sentimento e significado das minhas palavras. Se eu sou um ator com um impedimento de fala,não vai importar o quanto sentimento que eu tenho para o personagem que estou interpretando. Quanto mais congruente minha técnica é meus desejos musicais, mais completamente os meus desejos são capazes de se expressar. Na verdade, eu vou ser capaz de sentir ainda mais, para descobrir ainda mais da minha própria resposta à música. Para ganhar a técnica precisamos expressar nossos desejos musicais, depois de não tê-la, de repente, é como crescer asas e poder voar, depois de apenas estar engatinhando.
Espírito e Matéria
Este assunto é essencialmente uma forma de os séculos velho debate filosófico sobre o espírito ea matéria. Grandes pensadores postularam tudo, desde a irrealidade da matéria, com tudo a ser de natureza espiritual, com a visão estritamente materialista, que "importa" é a única realidade, e mente, espírito, e outros termos tão fantasiosas são reconfortantes ilusões criadas, como um " epifenômeno ", pelo turbilhão de átomos. Pessoalmente, eu não me importo, porque realmente não afeta minha habilidade de tocar guitarra, de um jeito ou de outro!
Mas, acho que é útil pensar em termos dualista do corpo e da mente, do espírito e da substância. Eu os vejo tanto como expressão de uma realidade fundamental. Espírito se expressa através da matéria, e é assim que se comunica à mente humana. O veículo ou forma através da qual o espírito se expressa que chamamos de "corpo", como um "corpo governamental", que transmite a vontade ao espírito de um povo em termos políticos e sociais, é como falar de um artista, que o corpo trabalha expressando o espírito ..
Quando se trata de fazer música, "técnica" é o órgão com o qual expressamos a vontade de nosso espírito. E assim como nosso corpo físico pode ser saudável ou deficientes, assim pode a nossa técnica de guitarra.
É possível ter boa técnica e pouca ou nenhuma "sentir"? Sim, claro! ou só porque o corpo existe não significa que ele está sendo usado para expressar o espírito. Há muitas pessoas andando em corpos que não estão sentindo além da vida já estipulada a elas e expressando muito coisa. Esta abordagem zombie para a vida pode ser aplicada à música, bem como, as pessoas podem desenvolver ''musicas'' sem ter nada a dizer musicalmente. As pessoas podem aprender a escrever ou falar de forma rápida e claramente, e até mesmo de uma forma sofisticada, sem realmente ter algo a dizer (e muitas pessoas fazem exatamente isso!). E sempre haverá pessoas da platéia que vão aplaudir entusiasticamente para o tal acrobata musical, mas eu nunca fui um deles.
No entanto, o contrário não é verdadeiro, não é possível expressar sentimento musical sem técnica adequada para a tarefa. Talvez possamos ter o sentimento interior, mas não podemos dar-lhe forma externa, de modo que seja útil e capaz de ser recebido por alguém.
A porta está aberta
É por isso que o meu trabalho docente está preocupado principalmente com a técnica física em oposição à expressão musical. Não há nenhum ponto em habitação sobre os aspectos musicais de tocar alguém quando não são ainda capaz de produzir fisicamente as notas! Uma vez que alguém começa a experiência de tocar sem esforço, uma vez que as barreiras físicas foram removidas, o espírito pode fluir, o espírito pode se expandir, e na maioria das vezes o faz. Então, uma vez que a música tenha dado asas, é hora de falar sobre como é voar ainda mais alto.
Espero que nessas publicações,vocês possam analisar as causas e os fatores que impedem as pessoas de adquirir novas habilidades tocando e perceber profundamente os problemas enraizados,depois que você os percebeu e foram totalmente analisados, e as soluções para esses problemas foi dado. Qualquer pessoa pode agora aprender a tocar de uma maneira com o funcionamento básico de um músico sem vicio e sem desenvolver deficiência crônica que irá impedir o seu crescimento contínuo.


Atenciosamente,


Marcus Galati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário